1. Qual o contato institucional da UNIFIMES para dúvidas sobre o ENADE?

Pesquisadora Institucional (PI): Milena Resende

Email: milenaresende@fimes.edu.br

Fone: (64) 3672-5156

2. O ENADE é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação.

O estudante inscrito que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE, e portanto não poderá colar grau e receber o seu diploma de graduação.

3. Quem deve fazer o ENADE?

Todos os alunos que estão na situação de alunos concluintes serão inscritos no ENADE e devem fazer o Exame.
São considerados alunos concluintes aqueles que:
• Possuam 80% ou mais de carga horária do curso concluída no final do 1º semestre de 2017 ou possuam previsão de formatura até julho de 2018.

4. Quais os cursos que serão avaliadas no ENADE 2017 da UNIFIMES?

Serão avaliados pelo ENADE 2017:

Cursos de Bacharelados

  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Florestal
  • Pedagogia
  • Sistemas de Informação

5. Qual o objetivo do ENADE?

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

6. Quais os instrumentos básicos do ENADE?

• A prova;
• O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
• O questionário do estudante; e
• O questionário do coordenador(a) do curso.

7. Quando será realizado o ENADE 2017?

Portaria ainda não publicada pelo INEP

8. De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao ENADE cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da nº. Lei 10.861/2004 e art. 9º da Portaria Normativa nº. 05/2016. Portanto, a UNIFIMES fará a inscrição de todos os alunos que se enquadram nos critérios estabelecidos pela lei (alunos concluintes) e comunicará a todos os inscritos a sua inscrição em meados do mês de setembro.

9. Quando e como serão divulgados os locais de prova?

A informação do local de prova será sequenciada ao preenchimento do Questionário do Estudante, para fins de cumprimento da obrigatoriedade instituída pela Portaria Normativa nº. 40/2007, em sua atual redação.

Assim, apenas o próprio estudante terá acesso à informação do seu local de prova por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br, quando será permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante.

10. Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao ENADE, que não realizar a prova?

O estudante concluinte habilitado ao ENADE 2017, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório).

11. O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório?

Sim. O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.

O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2017.

12. Os estudantes em situação irregular junto ao ENADE de anos anteriores podem regularizar sua situação no ENADE 2017?

Sim. Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular junto ao ENADE deverão regularizar a situação sendo inscritos no ENADE 2017.

Serão considerados irregulares todos os estudantes habilitados ao ENADE de anos anteriores que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o Exame, fora das hipóteses de dispensa referidas nos § 2o, 3o, 4o e 5o do artigo 33-G da Portaria Normativa no 40/2007, em sua atual redação.

Caberá às respectivas IES, a inscrição dos estudantes em situação irregular junto ao ENADE de anos anteriores.

Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2017 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo Inep.

13. Quando o resultado do ENADE é publicado?

Normalmente o resultado do Exame é publicado um ano após a sua realização, e pode ser visualizado por meio do Boletim de Desempenho na área individual do aluno no sistema ENADE.

14. Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?

Para conhecer sua nota no ENADE, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em http://portal.inep.gov.br – Educação Superior – ENADE – Boletim de Desempenho.

Observe, nesse caso, as orientações para Gerar Senha e preencha as informações solicitadas. Importante lembrar que as informações prestadas devem estar de acordo com os dados fornecidos por sua instituição de educação superior – IES – no momento de sua inscrição no ENADE (inclusive sem acentuação gráfica). Caso o sistema esteja apresentando inconsistência em relação aos dados informados, entre em contato com a PI para esclarecimentos acerca das informações que a mesma cadastrou em seu nome.

Após gerar senha é possível acessar o Boletim de Desempenho no mesmo endereço eletrônico.

Lembramos que o acesso ao resultado individual obtido no ENADE é restrito ao concluinte que tenha participado da prova, conforme legislação vigente.

15. Qual o procedimento com relação ao estudante que trancou a matrícula ou está afastado da IES?

O estudante que estiver vinculado ao curso, independente da sua situação de matrícula (com matrícula trancada ou afastado da IES), mas habilitado como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no ENADE.

É também obrigatório inscrever o estudante que esteve afastado da IES e retornou para cumprir os créditos ou que esteja apenas fazendo o TCC para concluir o curso.

16. Quando e como será divulgada a lista dos estudantes inscritos para o ENADE 2017?

O Inep divulgará a lista dos estudantes inscritos para participação no ENADE 2017 por meio da página da Internet http://ENADE.inep.gov.br (restrita aos coordenadores de cursos).

A UNIFIMES divulgará a seus alunos através do site da UNIFIMES e também pelos meios de comunicação existentes entre IES e estudante.

17. Qual o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área.

18. Como é calculado o Conceito do Curso (Conceito ENADE)?

O Conceito ENADE é calculado para cada curso, tendo como unidade de observação a instituição de ensino superior – IES, o município da sede do curso e a área de avaliação.

A Nota ENADE do curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral e no Componente Específico. A

parte referente à Formação Geral contribui com 25% da nota final, enquanto a referente ao Componente Específico contribui com 75%.

O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.

19. Quais os resultados e relatórios produzidos a partir do ENADE?

1. Boletim de Desempenho do Estudante
2. Relatório do Curso
3. Relatório da Área
4. Relatório da Instituição
5. Resumo Técnico

20. Onde posso encontrar os Relatórios produzidos a partir do ENADE?

Na página do Inep http://portal.inep.gov.br, no menu correspondente ao ENADE, estão disponíveis todos os relatórios produzidos a partir da aplicação do Exame.

Mais dúvidas acessar diretamente o portal do INEP: http://portal.inep.gov.br/ENADE

Converter este post para pdf.